segunda-feira, 14 de abril de 2008

Análise Geral das Lojas de Perfumes e Cosméticos

Algumas lojas do ramo de perfumarias e cosméticos foram visitadas, fotografadas e analisadas pelo grupo, conforme pode ser verificado nas fotografias abaixo (todas tiradas pelo grupo, de lojas em Shoppings de Belo Horizonte). As lojas analisadas foram: O Boticário, Lacqua D'Fiori, Água de Cheiro, Chen Importadora, Kazon e o Stande da Contém 1 Grama.

Houve muita dificuldade em fotografar estes ambientes, tendo em vista que o regulamentos dos Shoppings e das próprias lojas não permitem este tipo de registro.

As lojas do "O Boticário", dentre as lojas populares do ramo de perfumarias e cosméticos, é a mais sofisticada e que melhor investe em Design de Ambientes em seus pontos de vendas. Utiliza-se basicamente de vidros e madeiras para confecção de suas vitrines e prateleiras. Os produtos são dispostos de forma a valorizar e harmonizar as cores das embalagens. A atual vitrine da rede "O Boticário" possui como plano de fundo um banner que valoriza a imagem de uma bela mulher (reflete o público-alvo e os objetivos da empresa) e o chão simula uma estrada de britas brancas e finas. Na parte exterior do vidro há uma adesivação com frases que refletem o conceito dos produtos e da loja, chamando a atenção do público-alvo da empresa: as mulheres. A madeira é utilizada como forma de reforçar a questão ambiental (proximidade com a natureza), amplamente defendida pela marca "O Boticário". O uso da cor verde também é bastante recorrente (além de ser a cor oficial da marca em si), o que também reforça a presença do "natural". As cores dos produtos e da ambientação da loja em si são bastante chamativos e reforçam o investimento da empresa na Design da loja e dos produtos. A nova marca "O Boticário" ainda não foi lançada em todas as unidades da rede. Foi percebido também que as lojas possuem uma diferenciação de composição, que parece ser proposital para cada tipo de público os quais atendem (devido às suas respectivas localizações). A loja do centro da cidade, por exemplo, possui uma vitrine mais "carregada", cheia de informações e que concorre diretamente com o ambiente externo ao qual está exposta, enquanto que as lojas dos Shoppings tais como BH Shopping, Del Rey e Diamond Mall possuem vitrines mais "limpas" e claras, o que "conversa" melhor com o seu público e com as demais lojas que estão próximas (ambiente externo).

As lojas da Lacqua D'Fiori, Água de Cheiro, Contém 1 Grama e Kazon possuem ambientação mediana, com utilização básica de vidro para a composição das suas vitrines e prateleiras. Alguns materiais tipo madeira, plástico e afins são utilizados juntamente com o vidro para compôr o ambiente. Percebeu-se, ao longo das pesquisas em campo, que as lojas não possuem um padrão rígido em suas composições, isto é, em cada unidade das filiais, um tipo diferente de composição das vitrines. Na Água de Cheiro esta diferença de composição foi mais nítida.

A loja da Chen Importadora, além de bastante grande e clara, possui uma ambientação bastante interessante e chamativa, com exposição de banners por toda a loja (sem poluição visual) e vitrines e prateleiras de vidros. O que chama a atenção dentro da loja são os produtos expostos, que fazem contraste de cores com as paredes e a ambientação geral. No entanto, o que se percebe é que a loja se assemelha bastante com os salões de beleza de luxo. O público de classes menos favorecidas pode se sentir excluído do ambiente criado pela Chen, uma vez que o mesmo é meio "glamuroso".

Todas as lojas, de um modo geral, utilizam-se basicamente dos vidros como matéria-prima para a confecção do Design Ambiental. Este tipo de material reforça a sofisticação e o conceito dos produto a serem vendidos (perfumes e cosméticos) e ainda remetem à questão da clareza, transparência e reflexão de luzes em relação aos mesmos. Ou seja, os vidros dos produtos (principalmente perfumes) geralmente são sofisticados e transparentes e valorizam-se ainda mais em prateleiras e vitrines de vidros.

Os ambientes das lojas são basicamente claros e as cores verde e azul bastante recorrentes, por serem cores frias e reforçarem conceitos importantes neste tipo de produto: limpeza, natureza e leveza.

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