domingo, 13 de abril de 2008

Manequins "Inusitados" chamam a atenção e valorizam vitrines em BH

Não é muito difícil deixar de reparar em vitrines de algumas vitrines de lojas de vestuário situadas em Belo Horizonte.

Localizadas em pontos estratégicos da cidade, duas lojas ganham destaque em se tratando de design de vitrines. Ao se deparar com os "inusitados" manequins que compõem, com glamour e muito bom gosto, o ambiente das lojas, é impossível deixar de perceber a diferença que faz uma vitrine ser bem trabalhada, principalmente quando o assunto é iluminação focalizada que valoriza o produto a ser vendido. A vitrine nestes casos, são, literalmente, verdadeiros convites para que o cliente adentre nas lojas.

O primeiro caso registrado é da Alphorria Store, situada no bairro Cidade Jardim. A loja é grande e imponente e por si só (pela construção em si) chama a atenção. As vitrines são compostas por manequins e fundos com plotagens chamativas, tudo isso contando com um jogo de iluminação bem trabalhado e focado nas peças que a loja quer impôr: os vestuários dos manequins. São vitrines "limpas", sem muitos detalhes, mas que conseguem chamar a atenção do cliente.




As imagens acima foram tiradas pelo grupo durante a visita na Loja Alphorria Store. Vista panorâmica e zoom das vitrines lateral e frontal.


O segundo caso registrado pelo grupo foi da loja Maria Pita, situada na Avenida Bias Fortes, próximo à Praça da Liberdade.

A loja também está localizada em uma casa bastante imponente (construção antiga, com bela arquitetura). O seu visual desde o exterior da loja impõe luxo e sofisticação, o que, segundo a própria gerente da loja informa, são os conceitos básicos da Maria Pita.

O manequim que fica na lateral da loja é bastante "inusitado" e chama a atenção porque se difere dos manequins usualmente utilizados pela maioria das lojas. O manequim é escuro (simula uma pela negra), com pose bastante despojada e aparece apenas em uma janela pequena e retangular que à noite ganha iluminação e chama ainda mais a atenção de quem passa pela Avenida Bias Fortes.

Como se trata de uma Avenida bastante larga, a loja recebe grandes jogos focais de iluminação porque do contrário seria imperceptível para os olhos de quem passa no trânsito (principal público-alvo da loja, uma vez que no local não há um número significativo de pedestres transitando).O fundo possui apenas uma cortina branca, que, com a iluminação noturma, atinge um efeito bem interessante.

As vitrines da frente da loja também possuem manequins com o mesmo perfil do manequim da lateral, porém, os mesmos são maiores e ficam expostos em local mais aberto e com melhor visualização para quem vai adentrar à loja. Os tons dos manequins no dia dos registros fotográficos eram em verde, sendo que a iluminação também seguia este tom.





Acima, foto panorâmica da loja Maria Pita e zoom nas vitrines lateral e frontal, respectivamente.


Em ambos os casos, somente foi permitido tirar fotos do exterior das lojas. Todas elas foram visitadas em seus interiores, porém, por questões de segurança e, segundo os responsáveis, de exclusividade, não foi permitido tirar fotografias.

No entanto, a vitrines de ambas as lojas são verdadeiras extensões do interior das mesmas, que possuem design ambiental bastante trabalhados, com valorização da iluminação e ambiente agradável, isto é, tons claros nas paredes e valorização dos produtos em si.

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