terça-feira, 22 de abril de 2008

A Casa Fiat de Cultura trouxe a Belo Horizonte a exposição de Amilcar de Castro.

Os trabalhos desse mineiro, que também foi professor da UFMG por mais de 18 anos, destaca-se pela intuição artística que possuem ao tomar o espaço tridimensional.



Em uma sala especial na exposição em que são exibidas entrevistas e vídeos com Amilcar de Castro, o artista fala de como o processo é de experimentação. Com seu módulos de madeira ele se permite explorar as formas e contraformas que vão surgindo dos diferentes arranjos dos módulos.



Ele também fala que sua experiência com gráfico, e não pintor, faz com que trabalhe e crie pensando na estrutura, nas linhas da obra. Talvez por isso também Amilcar trabalhe tanto com as formas essenciais do quadrado, do triangulo e do circulo.

A exposição traz obras em cobre, ferro e madeira, desde os pequenos módulos até as grandes chapas dobradas. E ainda por fim, o próprio espaço da exposição harmoniza com as obras ao valorizar o espaço vazio, ou a contraforma se preferir.


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Feira "Minas Tchê" na Serraria Souza Pinto

As fotos abaixo foram tiradas durante a visita à Feira "Minas Tchê" que ocorreu na Serraria Souza Pinto no mês de abril de 2008. Trata-se de um evento que tem como objetivo primeiro unir as culturas e costumes mineiros e gaúchos em um só espaço.

O ambiente foi elabordo de forma a possibilitar a integração entre o público e o produto a ser exposto/vendido. As fotos mostram especificamente o espaço destinado à exposição de uma bebida (cerveja) no qual o público pode interagir com o ambiente, se servindo da bebida.

O que a feira trouxe como Design de Ambiente e Gráfico traduz em parte o Ambiente que se pretende criar para a empresa trabalhada pelo grupo no projeto final da Disciplina de Representação Tridimensional III "Peterlongo". Percebeu-se que ainda falta trabalhos mais específicos para o Designer Gráfico, de soluções que possam ajudar no repasse de mensagens para o público pretendido.

A ídéia inicial do grupo é criar um espaço provoque/aguçe os sentidos dos clientes que adentrarem o "Espaço Peterlongo".





domingo, 20 de abril de 2008

Novidades na loja Melissa da Savassi:

A Loja da Melissa na Savassi acaba de receber novo visual! O slogan utilizado até então pela empresa "Contos de Melissa" acaba de ser aposentado e o novo slogan adotado pela marca é "As viagens de Melissa".

O novo visual é mais chamativo e se harmoniza bastante com o perfil da loja e dos seus respectivos clientes. A nova fachada, como pode ser percebido através das fotos abaixo expostas (tiradas pelo grupo) possui muita cor e é iluminada de forma que estas cores sejam ainda mais iluminadas e valorizadas. É difícil passar pela Praça da Savassi sem perceber a loja, que acaba sendo uma das principais atrações no local, vide a sua ambientação.

Ao perceber este tipo de trabalho é nítido que a Empresa Melissa está à frente das novas tendências e que se preocupa com a questão da ambientação e Design não só dos seus produtos finais (calçados) mas também de seus pontos de vendas. Ou seja, a Empresa está ligada na questão da conceituação da marca através do reforço visual.






segunda-feira, 14 de abril de 2008

Análise Geral das Lojas de Perfumes e Cosméticos

Algumas lojas do ramo de perfumarias e cosméticos foram visitadas, fotografadas e analisadas pelo grupo, conforme pode ser verificado nas fotografias abaixo (todas tiradas pelo grupo, de lojas em Shoppings de Belo Horizonte). As lojas analisadas foram: O Boticário, Lacqua D'Fiori, Água de Cheiro, Chen Importadora, Kazon e o Stande da Contém 1 Grama.

Houve muita dificuldade em fotografar estes ambientes, tendo em vista que o regulamentos dos Shoppings e das próprias lojas não permitem este tipo de registro.

As lojas do "O Boticário", dentre as lojas populares do ramo de perfumarias e cosméticos, é a mais sofisticada e que melhor investe em Design de Ambientes em seus pontos de vendas. Utiliza-se basicamente de vidros e madeiras para confecção de suas vitrines e prateleiras. Os produtos são dispostos de forma a valorizar e harmonizar as cores das embalagens. A atual vitrine da rede "O Boticário" possui como plano de fundo um banner que valoriza a imagem de uma bela mulher (reflete o público-alvo e os objetivos da empresa) e o chão simula uma estrada de britas brancas e finas. Na parte exterior do vidro há uma adesivação com frases que refletem o conceito dos produtos e da loja, chamando a atenção do público-alvo da empresa: as mulheres. A madeira é utilizada como forma de reforçar a questão ambiental (proximidade com a natureza), amplamente defendida pela marca "O Boticário". O uso da cor verde também é bastante recorrente (além de ser a cor oficial da marca em si), o que também reforça a presença do "natural". As cores dos produtos e da ambientação da loja em si são bastante chamativos e reforçam o investimento da empresa na Design da loja e dos produtos. A nova marca "O Boticário" ainda não foi lançada em todas as unidades da rede. Foi percebido também que as lojas possuem uma diferenciação de composição, que parece ser proposital para cada tipo de público os quais atendem (devido às suas respectivas localizações). A loja do centro da cidade, por exemplo, possui uma vitrine mais "carregada", cheia de informações e que concorre diretamente com o ambiente externo ao qual está exposta, enquanto que as lojas dos Shoppings tais como BH Shopping, Del Rey e Diamond Mall possuem vitrines mais "limpas" e claras, o que "conversa" melhor com o seu público e com as demais lojas que estão próximas (ambiente externo).

As lojas da Lacqua D'Fiori, Água de Cheiro, Contém 1 Grama e Kazon possuem ambientação mediana, com utilização básica de vidro para a composição das suas vitrines e prateleiras. Alguns materiais tipo madeira, plástico e afins são utilizados juntamente com o vidro para compôr o ambiente. Percebeu-se, ao longo das pesquisas em campo, que as lojas não possuem um padrão rígido em suas composições, isto é, em cada unidade das filiais, um tipo diferente de composição das vitrines. Na Água de Cheiro esta diferença de composição foi mais nítida.

A loja da Chen Importadora, além de bastante grande e clara, possui uma ambientação bastante interessante e chamativa, com exposição de banners por toda a loja (sem poluição visual) e vitrines e prateleiras de vidros. O que chama a atenção dentro da loja são os produtos expostos, que fazem contraste de cores com as paredes e a ambientação geral. No entanto, o que se percebe é que a loja se assemelha bastante com os salões de beleza de luxo. O público de classes menos favorecidas pode se sentir excluído do ambiente criado pela Chen, uma vez que o mesmo é meio "glamuroso".

Todas as lojas, de um modo geral, utilizam-se basicamente dos vidros como matéria-prima para a confecção do Design Ambiental. Este tipo de material reforça a sofisticação e o conceito dos produto a serem vendidos (perfumes e cosméticos) e ainda remetem à questão da clareza, transparência e reflexão de luzes em relação aos mesmos. Ou seja, os vidros dos produtos (principalmente perfumes) geralmente são sofisticados e transparentes e valorizam-se ainda mais em prateleiras e vitrines de vidros.

Os ambientes das lojas são basicamente claros e as cores verde e azul bastante recorrentes, por serem cores frias e reforçarem conceitos importantes neste tipo de produto: limpeza, natureza e leveza.

Contém 1 Grama



Stande da Rede Contém 1 Grama. Fotografado de longe porque não houve autorização para registros de perto.

O Stande é todo preto, de plástico e vidro. Os frascos dos perfumes são dispostos de forma harmônica com os vidros das pequenas "vitrines". É o único caso em que o ambiente geral (do ponto de venda) é escuro, nos demais casos, os PDV's são claros (brancos) e contrastam com os produtos em geral coloridos.

Lácqua D' Fiori







Loja da Lácqua. Utiliza-se basicamente de vidros para compôr seu ambiente. As vitrines são compostas pelas próprias prateleiras e os produtos contrastam com as cores claras do ambiente geral.

Chen Importadora





Loja da Chen. Ambiente claro e amplo, em harmonia com os produtos sofisticados.

Kazon






Loja da Kazon. Utiliza-se basicamente de vidros para a composição de suas prateleiras e vitrines.

Água de Cheiro






Loja da Água de Cheiro. Utiliza-se basicamente de vidros e materiais metalizados para a composição de seu ambiente.

O Boticário






Loja do Boticário. A cor verde e materiais que remetem à questão natural são recorrentes em todo o ambiente da loja.

domingo, 13 de abril de 2008

Manequins "Inusitados" chamam a atenção e valorizam vitrines em BH

Não é muito difícil deixar de reparar em vitrines de algumas vitrines de lojas de vestuário situadas em Belo Horizonte.

Localizadas em pontos estratégicos da cidade, duas lojas ganham destaque em se tratando de design de vitrines. Ao se deparar com os "inusitados" manequins que compõem, com glamour e muito bom gosto, o ambiente das lojas, é impossível deixar de perceber a diferença que faz uma vitrine ser bem trabalhada, principalmente quando o assunto é iluminação focalizada que valoriza o produto a ser vendido. A vitrine nestes casos, são, literalmente, verdadeiros convites para que o cliente adentre nas lojas.

O primeiro caso registrado é da Alphorria Store, situada no bairro Cidade Jardim. A loja é grande e imponente e por si só (pela construção em si) chama a atenção. As vitrines são compostas por manequins e fundos com plotagens chamativas, tudo isso contando com um jogo de iluminação bem trabalhado e focado nas peças que a loja quer impôr: os vestuários dos manequins. São vitrines "limpas", sem muitos detalhes, mas que conseguem chamar a atenção do cliente.




As imagens acima foram tiradas pelo grupo durante a visita na Loja Alphorria Store. Vista panorâmica e zoom das vitrines lateral e frontal.


O segundo caso registrado pelo grupo foi da loja Maria Pita, situada na Avenida Bias Fortes, próximo à Praça da Liberdade.

A loja também está localizada em uma casa bastante imponente (construção antiga, com bela arquitetura). O seu visual desde o exterior da loja impõe luxo e sofisticação, o que, segundo a própria gerente da loja informa, são os conceitos básicos da Maria Pita.

O manequim que fica na lateral da loja é bastante "inusitado" e chama a atenção porque se difere dos manequins usualmente utilizados pela maioria das lojas. O manequim é escuro (simula uma pela negra), com pose bastante despojada e aparece apenas em uma janela pequena e retangular que à noite ganha iluminação e chama ainda mais a atenção de quem passa pela Avenida Bias Fortes.

Como se trata de uma Avenida bastante larga, a loja recebe grandes jogos focais de iluminação porque do contrário seria imperceptível para os olhos de quem passa no trânsito (principal público-alvo da loja, uma vez que no local não há um número significativo de pedestres transitando).O fundo possui apenas uma cortina branca, que, com a iluminação noturma, atinge um efeito bem interessante.

As vitrines da frente da loja também possuem manequins com o mesmo perfil do manequim da lateral, porém, os mesmos são maiores e ficam expostos em local mais aberto e com melhor visualização para quem vai adentrar à loja. Os tons dos manequins no dia dos registros fotográficos eram em verde, sendo que a iluminação também seguia este tom.





Acima, foto panorâmica da loja Maria Pita e zoom nas vitrines lateral e frontal, respectivamente.


Em ambos os casos, somente foi permitido tirar fotos do exterior das lojas. Todas elas foram visitadas em seus interiores, porém, por questões de segurança e, segundo os responsáveis, de exclusividade, não foi permitido tirar fotografias.

No entanto, a vitrines de ambas as lojas são verdadeiras extensões do interior das mesmas, que possuem design ambiental bastante trabalhados, com valorização da iluminação e ambiente agradável, isto é, tons claros nas paredes e valorização dos produtos em si.

Loja Melissa na Savassi








Quem passa pela Praça da Savassi, região bastante conhecida por reunir algumas das melhores e maiores lojas, bares, restaurantes e Shoppings de Belo Horizonte, não passa despercebido pela Loja da Melissa, situada na esquina das Avenidas Getúlio Vargas com Avenida Cristóvão Colombo.

A loja segue a linha atual de publicidade da empresa, baseada nos contos-de-fadas da modernidade (conforme já postado neste blog em matéria anterior). A fachada da loja é toda revestida em material prata que chama bastante a atenção de quem passa de frente a ela. Trata-se de um material que se assemelha a texturas acolchoadas, o que se torna bastante conveniente para a marca, uma vez que este tipo de textura trás a sensação de conforto para o público (nada mais importante para um calçado do que ser confortável!!!).

Este destaque visual ocorre não só do lado de fora. Por dentro, a loja é bastante característica e seu ambiente retrata o que a Melissa quer passar: a loja é basicamente branca e o que se destaca são justamente as cores dos calçados em plásticos coloridos, que ganham reforço através da iluminação focada que recebem. As fontes utilizadas para a logo e para identificação de setores da loja são bastante joviais, o que também conversa com o seu público-alvo.



As vitrines da loja em si, não possuem muita técnica que se diferencie das demais vitrines da cidade. Os produtos são exostos de forma a chamar a atenção do público e existem adesivos nos vidros, o que, na opinião do grupo quando da visita, causa certo desconforto visual e desvaloriza a vitrine e os produtos da Melissa propriamente ditos.



A loja não se assemelha, em luxo e até mesmo conceitualmente, da Galeria Melissa em São Paulo. No entanto, atende às propostas de modernidade e contemporaneidade que a marca quer passar para o seu público-alvo.

As imagens acima foram registradas pelo grupo durante visita ao local.

Links Peterlongo

www.peterlongo.com.br

www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16901206

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28238132

sábado, 12 de abril de 2008

Trabalho de reposicionamento de marca: Champagne Peterlongo


Para a execução do trabalho proposto em que devemos estabelecer uma estratégia de reposicionamento de marca selecionamos a Vinícola Peterlongo e mais especificamente o Champagne por ela produzido através do método Champenoise. Tal método consiste na fermentação natural ocorrida dentro da própria garrafa, produzindo o Champagne na sua concepção original. A título de curiosidade a Vinícola Peterlongo é a única empresa do ramo de bebidas alcoólicas, fora da região de Champagne na França, autorizada a utilizar a denominação "Champagne" em seus produtos. Digo do ramo de bebidas alcoólicas, pois como previsto em legislação e de conhecimento público, e imprescindível aos comunicadores em geral,é possível fazer o uso da nomenclatura Champagne para produtos e serviços que não "concorram" com o Champagne original, ou seja, não causarão associações nocivas ao produto principal por parte dos consumidores. Um caso popular é o Guaraná Antartica trazer a palavra Champagne em seu rótulo.

Breve histórico da criação da vinícola

Fotos da vinícola

Gráficos da pesquisa exploratória sobre os consumidores de Champagne